domingo

Será que alcançaremos paz e justiça algum dia?

Conversando com um amigo semana passada, falava a ele sobre a injustiça que há na maioria dos lugares que frequentamos. Falei também da intolerância que há no mundo.Confesso que ao debater sobre tal assunto fico muito desapontado com o mundo que vivo, e suponho que não seja o único. É muito triste o que costumamos observar corriqueiramente em jornais e revistas, guerras que matam milhões de pessoas e a sociedade mundial olha aquilo como se fosse apenas mais uma matéria. Tornou-se banal a prática da brutalidade em busca de poder, e para alcançá-la é preciso muitas vezes passar por cima de muitos,  geralmente matando-as. Os Direitos Humanos há algum tempo pregam a universalização dos direitos, mas como irá consegui-lo se suas leis são baseadas em preceitos estritamente ocidentais? O Oriente médio tem dogmas baseados no alcorão que são rígidos ao extremo e eles não vão abrir mão de jeito nenhum para que tal ocorra. Logo porque sempre houve um clima de guerra entre as duas partes e parece não chegarem a um acordo nunca, culturas diferentes aparece como o principal diferencial entre esses "dois mundos" em que vivem a população mundial. Muitas vezes acontece conosco no nosso dia-a-dia, estamos tristes refletindo sobre essa vida, sempre imaginando como poderíamos mudar o mundo através das palavras e não pela força, ganância, inveja, entre outras coisas ruins que acontecem. Muitas pessoas seguem esse segundo exemplo pensando que assim  poderão subir na vida, mas não. O que ocorre é a satisfação momentânea de quem opta por essa caminhada.Creio que esse post seja um pedaço pequeno, diante de um grande quebra-cabeças que temos que construir ainda, porém, temos que ter atitudes comprovando aquilo que seguimos e acreditamos. Precisamos de tal iniciativa, senão a paz e a justiça nesse mundo de Deus, nunca vai chegar a ser como ele queria que fosse. 

sexta-feira

Ternura
Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma...
É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar extático da aurora.
(Vinicius de Moraes)

Tudo por amor


Quem nunca mandou uma carta para a pessoa de quem ama? Bem, isso era uma prática muito comum nos anos 20, 40, quando era mais romântico e deixava os casais mais íntimos e apaixonados. Isso foi há muito tempo. Hoje em dia temos a tecnologia aos nossos pés. Uma carta pode ser mandada via SMS pelo celular e assim encurtar a distância de casais não menos apaixonados.Claro que é uma comparação meio que difícil de fazer, pois as épocas são totalmente diferentes e acredito que o amor também. Banaliza-se esse sentimento tão raro de encontrar nas pessoas, como se fosse algo que encontra-se aos montes, quando não se encontra em quase ninguém. Em uma oportunidade que tive no final de semana passado, prestei concurso e na prova havia um texto  que me chamou a atenção.Falava sobre as diversas formas de correspondências que foram mudando de nome ao longo do tempo ( epístola, carta, bilhete, email, são alguns exemplos que ele dá ) e cita Martha Medeiros, que diz: "Sou da era pré-internet, então já escrevi e recebi inúmeras cartas, e guardo a maioria delas.Hoje me rendo ao email, que é um facilitador de contatos.Nada tenho contra a instantaneidade, mas reconheço que as emoções hoje andam tão efêmeras que mal rendem um parágrafo, quanto mais uma lauda manuscrita." Instantaneidade. Cadê ela? Onde está toda a criatividade de antes? Sumiu de repente? A inutilidade do amor é tão grande a ponto de não quererem se expressar mais, e  é por isso que existem pessoas com tanta preocupação ou a falta dela em se apaixonar, para não sofrerem mais do que já sofrem muitas vezes com os desprazeres da vida. Só o que nos resta é acreditar e praticar (que é o mais importante) que o mundo vai virar de ponta a cabeça, mas dessa vez, para o bem da humanidade.Surpreenda a pessoa que você ama, com ações simples, como escrever uma carta, talvez seja essa pequena demonstração de carinho e afeto que precisava para que ela  fique feliz. 



sábado

Liberdade : Um caminho a se alcançar

São muitos os que falam que vivemos em um mundo liberto, que somos livres para fazer e dizer (principalmente) o que bem entender. Mas desde pequenos somos limitados à varias coisas, graças às normas e organizações que nos prendem a certos comodismos e dependências, tanto de pessoas como de produtos. E parece inevitável nos desligarmos disso, pois se tornou um costume ( podemos dizer assim).Estamos ligados a uma realidade tão superficial que muitas vezes parece que somos sempre manipulados por algum instrumento poderoso que diz o que devemos fazer, e como meros súditos aceitamos as suas "verdades".Se você prestar bem atenção, até a nossa Constituição prevê que somos iguais perante à lei e que temos o direito inviolável à liberdade, entre outras coisas, mas não é o que acontece na prática.É certo que tudo isso não é de agora.Conseguiram mudar os conceitos de liberdade antes? Sim. Mas sempre alguém saía perdendo na história.Mais tarde viramos uma sociedade individualista, que o ponto máximo é o lucro, lucro e lucro, e não é por esse caminho que se vai.Há outras coisas mais interessantes que a vida pode nos fornecer e que não são comprados em nenhum lugar do mundo, por exemplo a liberdade ( tão desejada ), sonhos de uma vida melhor, um sorriso de verdade e todos esses sentimentos há muito esquecidos nas prateleiras da vida. Hoje temos televisão ( creio a que mais influencia atualmente), internet (pela qual me manifesto por esse blog), novos aparelhos celulares ( que o menor comando é o de realizar chamadas), tudo isso em nosso favor e que, infelizmente acaba sendo usado para outros fins fúteis que não levam o ser humano a lugar algum.Cada um tem sua opinião e entendo quem não aceite essa proposição que venho mostrar aqui, porém é um caso a ser pensado por todos e com isso poder, pelo menos, abrir um clarão nas ideias dos leitores.  



                                                                                                                                                                                Liberdade guiando o povo -   Eugène Delacroix





“Liberdade é obediência às leis que a pessoa estabeleceu para si própria.”
                                                                                                        Rousseau