terça-feira

Ariano Suassuna

Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa no dia 16 de Junho de 1927. Filho de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna ( prefeito da capital na época ) e de Rita de Cássia Vilar Suassuna. O pequeno Ariano Suassuna viveu os primeiros anos de sua vida no Sítio Acahuan, em Taperoá, que fica na região do Cariri paraibano. Aos três ano de idade, seu pai morre por motivos políticos ligados à Revolução de 30. Com isso, mudara-se constantemente de lugar, fugindo dos opositores. Em 1942, muda-se definitivamente para o Recife, onde começou a estudar o ensino fundamental e depois secundarizou-se, no Colégio Oswaldo Cruz. Lá também cursou a Faculdade de Direito,pela UFPE, tornando-se bacharel em 1950. Depois disso, conheceu sua futura esposa, Zélia Andrade Lima, e casaram-se em 19 de Janeiro de 1957. Desse fruto, nasceram 6 filhos. Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, arquitetura, entre outras. Mas só do Direito não vivia Ariano Suassuna, além disso era teatrólogo, escritor e professor universitário. Amante da cultura, fez peças marcantes, como por exemplo, O Auto da Compadecida, seu maior sucesso. Por isso, reconhecendo tamanha originalidade, Ariano Suassuna assumiu a cadeira n° 35 da Academia Paraibana de Letras, em 9 de Outubro de 2000. Sua peça virou até filme e foi passado na cidadezinha onde estudou primeiramente, Taperoá. Neste ano de 2002, Ariano Suassuna recebeu da Universidade Federal da Paraí­ba o tí­tulo de Doutor Honoris Causaem solenidade realizada no Teatro Santa Rosa, em João Pessoa. 
Entre outros sucessos, temos O Santo e a Porca, O Casamento Suspeitoso, O Romance D'A Pedra do Reino e O Rei Degolado. Entre seus trabalhos, muitos foram teses de mestrado nas universidades e outras foram até traduzidas para o espanhol e inglês. Além disso, é torcedor fanático do Sport Recife, onde vai sozinho ao estádio da Ilha do Retiro acompanhar seu time de coração. É um verdadeiro cabra da peste !
Bom galera, a partir da próxima semana começarei a postar sobre os grandes escritores e poetas da nossa amada terra Paraíba. Afinal de contas, temos que valorizar o que temos em casa, né? São pessoas da mais alta intelectualidade e que ganharam respeito com suas belas obras, em um cenário que é dominado por escritores de regiões mais abastadas. Em breve estarei postando... me aguardem !!!!!

segunda-feira

Os bons morrem cedo demais

Dia fatídico. Apesar de ser uma bela manhã no bairro, não poderíamos dizer que algo da mesma magnitude estava acontecendo naquele momento. Foi duro acreditar ao que aconteceu a um rapaz que era tão novo, acredito que tinha sonhos e almejava um lugar melhor para a sua tranquila e pacata vida. A cada vez que isso ocorre, acredito que nós seres humanos vamos perdendo o senso do certo e errado, se já não o perdemos. Em que a morte para alguns vira caso banal, sem ser nada de importante, uma situação costumeira, e de tanto presenciar acaba sendo mesmo. Cotidianamente, olhamos para vários rostos e pensamos como o ser humano é capaz de tal crueldade com o seu próximo, agir de uma forma suja e covarde sem pensar em suas consequências. Não pensa na família que ele tem, nos amigos que deixa, toda uma vida construída para outros destruí-la em questão de segundos e todo sonho e esperança se esvair, como um produto volátil.Pergunto:Estamos seguros da raiva, inveja, incompreensão, dor e ódio humanos? Que a morte vêm, nós todos sabemos disso, mas é imprescindível que ela venha na hora certa, e quem decide isso não somos nós. Quem sabe ele não tinha planos para sua vida? Sempre há alguém que altera esse curso ou foi só azar mesmo? Não podemos responder de forma transparente, simplesmente porque não somos donos de nós mesmos e isso se confirma cada vez mais com as atrocidades que ocorrem com pessoas em todo o mundo e também perto de mim, ou de você, caro leitor. A verdade é que ninguém está livre de sofrer uma tragédia prematura como as que acontecem, pois quando se mata alguém, ali se vão lembranças, histórias, um sorriso, esperanças de um mundo melhor com paz e justiça, entre outras coisas, ou seja, uma juventude vai embora. Espero que eu ainda esteja vivo para presenciar um mundo sem tanta injustiça e violência, e que ele se encontre em paz. 

quinta-feira

Soneto ao amor infalível

Quando te conheci, mulher
Meu coração sentiu uma calma
Uma incrivel paz na alma
Só de ver você sorrir.

Mas quando tu partes,garota
sinto uma prisão no meu peito
ele me pede um sossego
que é a sua volta para mim.

Quando nós nos encontramos,
A felicidade desponta
E o coração acelera.

Mas ao mesmo tempo ele me machuca
Me dando tristeza e aflição
Ao invés de dar paz nesse pobre coração.




                   Carlos Brilhante
Há ocasiões que nem um belo dia de sol te levanta daquela tristeza. Ultimamente tem acontecido muito comigo e nem sol estava lá para fazer seu papel de astro-rei, ao invés disso, cai a chuva, pressentindo o que poderá acontecer e contribuir mais ainda para a minha conclusão. Exatamente hoje foi onde vi a mais profunda tristeza em mim, sem felicidade alguma, como se estivesse tudo sem solução, não havendo outro caminho a ser seguido. Infelizmente ela habitou em mim, mas ela abriu portas para um outro mundo que eu insistia em deixar quieto, que não valia a pena mexer e deixá-lo lá, intocado. Espero que as coisas melhorem, assim como o sol volte a brilhar.
Desculpem minha ausência, por tanto tempo sem escrever, as ocupações das férias me chamam (podem acreditar, existem ocupações sim), mas sempre que possível estarei a postos mandando um novo texto com temáticas diferentes para vocês. Abraços e beijos!!